logo

REDES EUROPEIAS DE COOPERAÇÃO TERRITORIAL

Num contexto de construção europeia, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín, desde a sua constituição em 2013, tem vindo a integrar várias redes europeias de cooperação institucional, que têm como principal objetivo construir uma Europa coesa e trabalhar conjuntamente temáticas e problemas comuns.
Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular: Associação transfronteiriço de Municípios, de direito privado, sem fins económicos, que configuram o sistema urbano da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET): Associação transfronteiriça de cooperação territorial constituída por organizações de proximidade, da fronteira de Espanha e de Portugal, no âmbito do Tratado de Valência, que desenvolvam o seu trabalho, genérico ou específico, na área da cooperação transfronteiriça.
Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal: Criada em 1991 pelo Governo Regional da Galiza e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para o melhor aproveitamento das potencialidades conjuntas das duas regiões, a CTGNP tem coordenado iniciativas e desenvolvido projetos de cooperação transfronteiriça com resultados tangíveis em termos de infraestruturas, de equipamentos, mas também em torno de projeto e iniciativas ligadas à investigação, à proteção ambiental ou ainda à integração social e institucional.
Comité das Regiões Europeu (CR): assembleia consultiva dos representantes locais e regionais da União Europeia (UE), que representa o ponto de vista dos órgãos de poder infranacionais (isto é, regiões, condados, províncias, municípios e cidades) no quadro institucional da UE.
Associação Europeia das Cidades Históricas Termais (EHTTA): associação que representa as cidades históricas termais em toda a Europa e é certificado pelo Conselho da Europa para gerir a Rota Europeia de Cidades Históricas Termais, como parte do programa de Rotas Culturais do Conselho da Europa.
web engineered by hostname.pt