logo

Turismo do Porto e Norte promove Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago

27-11-2013
A Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceira com a Junta da Galiza, vai promover até ao final deste ano, quatro ações promocionais da Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago. Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto Transfronteiriço Eurorregião Termal e da Água no marco do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013, tendo a colaboração da Eurocidade Chaves-Verín.
O objetivo desta ação, num sentido lato, é a promoção da Rota Termal e da Água, Verín-Chaves-Vidago enquanto em termos mais alargados se pretende contribuir para transformar a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal num referente do termalismo do sul de Europa.
A promoção da Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago contempla quatro ações, a desenvolver em quatro das maiores cidades da Península Ibérica: Porto e Lisboa, em Portugal, e Valladolid e Madrid, em Espanha. Em Valladolid, a ação decorreu no passado dia 24 de novembro, durante a INTUR – Feria Internacional del Turismo de Interior, enquanto em Madrid a ação será desenvolvida no dia 29 de novembro, no recinto da estação de caminhos de ferro de Atocha. Segue-se o Porto, a 5 de dezembro, na Gare de S. Bento, e Lisboa, a 14 de dezembro, na Gare do Oriente.
 “Com esta Rota de turismo termal pretende-se sobretudo oferecer um produto turístico termal com uma oferta diferenciadora e inovadora, desde a gastronomia e vinhos, à hotelaria, património, história dos locais, saúde e bem-estar. Esta oferta é ainda apoiada por infraestruturas e serviços hoteleiros de grande qualidade, integrada nesta região transfronteiriça”, afirma Melchior Moreira, Presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal.
A Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago está localizada no Vale do Alto Tâmega, abrangendo o Norte de Portugal e sudeste da Galiza. A região apresenta um espaço de excelência turística e termal com uma visão integrada: uma oferta inovadora e de qualidade no âmbito das infraestruturas e de serviços especializados (balneários termais); uma oferta especializada no âmbito da hotelaria e restauração; bem como serviços complementares dinamizadores, inseridos num meio ambiente familiar, saudável e sustentável.
Verín apresenta quatro balneários termais: Sousa, Fontenova, Cabreiroá (estas três conhecidas pela qualidade das suas águas engarrafadas) e Caldeliñas.
Em Chaves encontram-se as Termas de Chaves – Spa do Imperador, cujas águas já eram muito apreciadas na época romana, e o Spa termal de Vidago, que mantém a sua opulência da Belle Époque, no seu edifício principal sendo muito prestigiado pelas propriedades curativas das suas águas.
A Eurocidade Chaves-Verín é a área da Península Ibérica com maior quantidade de mananciais termais. A região possui importantes recursos próprios que resultam da fratura geológica que a atravessa, e, em especial, pela qualidade e quantidade dos seus mananciais e das suas águas minerais naturais. A indústria de engarrafamento  de água mineral bem como a de serviços termais está consolidada nesta região há muito tempo. A água é a identidade da Eurocidade Chaves-Verín e as termas são o seu melhor recurso.
Com este projeto conjunto pretende-se oferecer uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento económico baseado na saúde e no bem-estar, desenvolvendo um produto turístico único e diferenciado, não só pela qualidade única das suas águas termais, mas também por se tratar de uma localização transfronteiriça que oferece ao visitante o desfrute das suas instalações e benefícios em dois países diferentes, a EURORREGIÃO TERMAL E DA ÁGUA.
Este projeto pretende, sobretudo, promover as fontes e todos os recursos turísticos associados ao produto termas; promover os recursos localizados à volta das águas termais do projeto-piloto; e, ainda, evidenciar valores históricos e turísticos da hidroterapia.
    A Eurorregião Termal e da Água é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).



web engineered by hostname.pt