logo

Edifícios históricos

Paço dos Duques de Bragança (Chaves)
Edifício construído no século XV como residência de D. Afonso I, duque de Bragança. O seu aspeto atual data do século XVIII, época em que serviu como quartel do batalhão de Caçadores. Compõe-se de dois andares, com um estilo sóbrio, e alberga atualmente o Museu da Região Flaviense.

Paço dos Duques de Bragança

Paços do Concelho (Chaves)
Está situado na Praça de Camões. Foi edificado em meados do século XIX e vendido pelo seu proprietário em 1861 à Câmara Municipal para as suas novas instalações. O seu interior foi remodelado em 1980 com o objectivo de lhe doar maior funcionalidade. Presidindo à praça, ergue-se altiva uma estátua de bronze de D. Afonso, conde de Barcelos.

Paços do Concelho

Casa do Asistente (Verín)
Conhecida popularmente como Casa do Escudo, desconhece-se a antiguidade deste edifício, que em documentos antigos aparece já mencionado como Casa do Asistente, o que vem a ser o mesmo que noutras vilas tinha o nome de corregedor. O ostentoso brasão da fachada data de 1734, e pela sua data e armas (Castro, Santa Cruz e Puga) pertenceu provavelmente ao mestre de campo, general de artilharia e cavaleiro da Ordem de Santiago, D. Pedro de Castro, natural de Verín. Durante anos em mãos privadas, foi declarada património histórico, e na década de 90 do século passado foi adquirida pelas administrações local e autonómica para servir como albergue para os peregrinos do Caminho de Santiago, contendo ainda uma sala de exposições e o posto de informação turística.

Casa do Asistente

Casa da Cultura (Verín)
Ocupa aquele que foi o edifício do colégio dos Irmãos de La Salle, doado por García Barbón em 1893 para a formação das crianças com menos recursos. Quando a ordem abandona o edifício no final dos anos sessenta, as suas instalações passam a albergar provisoriamente durante alguns anos o Instituto de Ensino Secundário. Mais tarde, passou a ser a sede da biblioteca municipal e um centro para reuniões associativas, até se transformar definitivamente na Casa da Cultura, dotada de uma moderna biblioteca, salas para atividades e de um pequeno auditório. Anexa a este edifício ergue-se a Casa da Juventude, que além de diversas dependências e salas para atividades, conta com um Centro de Interpretação da Comarca.

Casa da Cultura
web engineered by hostname.pt